segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Um estilo de vida



  O Grafite tem vestígios desde o Império Romano, mas teve seu aparecimento na Idade Contemporânea na década de 70 em Nova Iorque. Os jovens deixavam suas marcas nas paredes da cidade, mas com o tempo, começaram a evoluir e usar técnicas e desenhos. Ele está ligado a movimentos como o Hip-Hop por exemplo.
  Mas o grafite não tem mais como único propósito gravar o nome de determinada pessoa em um lugar qualquer; ele expressa toda a opressão que a humanidade vive, principalmente as pessoas com menos condições, ou menos favorecidas. É um crítica direta a sociedade, e tem um papel fundamental na vida de muitos jovens, que têm o Grafite como um estilo de vida, como uma válvula de escape da vida que muitos poderiam ter se não fosse o grafite.
  Muitas pessoas criticam os grafiteiros, dizem que são vagabundos, entre outras coisas, mas eu diria, que na verdade, eles estão fazendo o que muitos já desistiram de fazer, estão lutando por seus ideias dentro da sociedade, com críticas, usando a liberdade de expressão que lhes foi concedida para fazer do mundo um lugar melhor, através da arte.
  Hoje em dia são feitos vários projetos sociais voltados para as populações carentes, que através do grafite, tiram jovens "das ruas", do crime e das drogas; fora que na minha opinião é um dos movimentos culturais mais importantes dos últimos tempos, pela história que nos grafites é gravada e eternizada.

F. Modzeleski

2 comentários:

  1. eu não imagino a cidade sem o graffiti mais. Acho que é o que dá vida praas ruas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a mais pura verdade, nos lugares esquecidos pelo governo, depredados e tal, os grafiteiros conseguem dar vida

      Excluir